Santarém (PA) – No dia 14 de fevereiro, o Exército Brasileiro realizou a inauguração da pavimentação asfáltica da BR-163, que contou com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. O evento aconteceu no monumento histórico de inauguração da abertura da rodovia, localizado no Km 877/BR-163, próximo de Cachoeira do Curuá, no estado do Pará.

Durante a cerimônia, o Presidente da República realizou a entrega da Medalha do Mérito Mauá aos militares e civis que se destacaram na obra de pavimentação da BR-163. A honraria é concedida pelo Ministério da Infraestrutura e destina-se a homenagear aqueles que, de forma determinante, tenham contribuído para o desenvolvimento do setor de transportes.

Participaram também do evento, além de diversas autoridades e personalidades, o Governador do Mato Grosso, Mauro Mendes; o Governador do Pará, Helder Barbalho; o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas; e o Comandante do Exército, General Edson Leal Pujol.

Em 27 de novembro de 2019, o 8° Batalhão de Engenharia de Construção concluiu o asfaltamento da BR-163. O Batalhão é responsável pela execução da obra de pavimentação de 65 km da BR-163, denominada Operação Xingu, localizada nas proximidades do distrito de Moraes Almeida, entre o km 354,9 e o km 419,9.

A operação teve início a partir da assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED), firmado no dia 8 de agosto de 2017, entre o Exército Brasileiro e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes  (DNIT).

É o fim da primeira fase da obra, que consiste na conclusão da primeira camada de 6,5 centímetros de Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), conhecida também como “faixa B” ou “Binder”. A faixa possui 12 metros de largura, incluindo também os acostamentos.

A segunda fase visa concluir a segunda camada de asfalto, chamada de “faixa C” ou “capa de rolamento”. Nesta etapa da obra, são construídos também os meios-fios e as valetas, e executadas as sinalizações horizontais e verticais.

A BR-163 é a principal via de escoamento da produção de grãos, principalmente milho e soja, da região Centro-Oeste para o Arco Norte, onde estão localizados importantes terminais portuários. Na época da colheita, o tráfego diário passa das 3.000 carretas por dia.

Fonte: 8º BEC
Agência Verde-Oliva/Exército Brasileiro

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