O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) no Amazonas lançou, na quinta-feira (9), a ferramenta Radar Eleições 2018 – uma página disponibilizada para o acompanhamento sistemático das principais movimentações de processos eleitorais apresentados pelo órgão à Justiça Eleitoral, referentes a irregularidades e a crimes cometidos durante as Eleições 2018. A página foi apresentada durante o ‘Workshop MPF nas Eleições 2018’, que contou com a presença de 45 estudantes e profissionais de Jornalismo do estado.

Por meio da página http://www.mpf.mp.br/am/radar-eleicoes-2018, localizada no site do Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas, qualquer pessoa pode ter acesso a informações que permitirão consultar o andamento das ações e representações junto ao Tribunal Regional Eleitoral no Amazonas (TRE/AM). A cada novidade, a página exibe – por ordem decrescente de datas – informações sobre o caso, como: o número para consulta no sistema de processo judicial eletrônico, um resumo do caso, as pessoas envolvidas e os links para download dos documentos.

O procurador regional eleitoral no Amazonas, Rafael Rocha, ressaltou a importância da ferramenta para o trabalho de fiscalização das eleições. “O Radar é uma forma que o Ministério Público encontrou de prestar contas sobre seu trabalho e, ao mesmo tempo, permitir que as pessoas possam acompanhar o andamento dos processos na Justiça Eleitoral. É fundamental que toda sociedade esteja atenta e, na medida do possível, possa ajudar o MPF na fiscalização das eleições 2018”, afirma o procurador.

Informação qualificada – O Workshop ‘MPF nas Eleições 2018’ teve como objetivo promover um espaço de diálogo e oferecer informações qualificadas sobre o funcionamento do MP Eleitoral e sobre as principais regras e questões jurídicas que são motivos de dúvidas no trabalho de cobertura das eleições. O evento foi conduzido pelo procurador regional eleitoral no Amazonas, Rafael Rocha, que abordou, em quatro blocos, temas como organização, funções e tramitações de denúncias no MP Eleitoral; tipos de irregularidades, crimes e processos eleitorais; regras da propaganda e calendário eleitoral 2018; e fake news nas eleições deste ano. Ao final de cada bloco, os participantes puderam fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os temas apresentados pelo procurador eleitoral.

Para o assessor de comunicação do MPF no Amazonas, Raphael Cortezão, o evento é uma oportunidade para profissionais e estudantes da área de comunicação ficarem atualizados sobre como atuar nas questões eleitorais. “O workshop para jornalistas é uma forma de contribuirmos para o aprimoramento do trabalho da imprensa, oferecendo aos repórteres, produtores e editores informações e ferramentas úteis para auxiliá-los a efetivar o direito à informação dos cidadãos amazonenses de forma qualificada”, comenta o assessor.

Estudantes presentes no evento ressaltaram a importância do workshop para aprimorar o conhecimento jornalístico. “Esse tipo de informação é importante para que nós, estudantes, saibamos como atuar nos direitos da sociedade, ainda mais nesse período eleitoral quando o jornalista precisa conhecer as nuances da legislação para fazer matérias inteligentes e informar a população”, afirma Nícolas Marreco, estudante de jornalismo que já atua como repórter.

Assessoria de Comunicação – Procuradoria da República no Amazonas


Watsapp Redação: (92)99191- 9814