Humaitá/AM – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou os serviços de dragagem no trecho do Rio Madeira que integra a travessia da BR-230, no município de Humaitá (AM). A ação faz parte do calendário anual de manutenção e é fundamental para garantir a operação segura e contínua da balsa que conecta o estado do Amazonas aos municípios do Pará.
Além de manter a travessia em pleno funcionamento, a dragagem também cumpre um papel estratégico neste momento: viabilizar o deslocamento da balsa que transporta material pétreo destinado às obras emergenciais de recuperação em trechos da BR-230 que foram atingidos por alagamentos.
A operação teve início após a entrega dos produtos gráficos com o projeto do canal à empresa executora. Com o equipamento de dragagem já posicionado, os trabalhos foram imediatamente iniciados.
O DNIT já possui cronograma definido para a execução das ações. No caso da travessia da BR-230, cerca de 50% dos recursos previstos já estão empenhados, e o restante segue em processo de liberação. A estimativa é que sejam dragados aproximadamente 200 mil metros cúbicos de sedimentos nesta etapa.
Paralelamente, está prevista para o período de agosto a outubro a dragagem da hidrovia do Rio Madeira, com previsão de remoção de cerca de 1,5 milhão de metros cúbicos de sedimentos. A ordem de mobilização para esse trecho já foi emitida, e o DNIT aguarda a liberação de recursos por parte do Ministério de Portos e Aeroportos para o início efetivo das atividades.
As ações de dragagem promovidas pelo DNIT são essenciais para assegurar a navegabilidade do rio Madeira, facilitar o escoamento da produção regional e garantir a mobilidade das comunidades que dependem da integração entre os modais rodoviário e hidroviário na Amazônia.
Fonte: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)