Manaus/AM –  Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) participou na última quinta-feira (25) de reunião do Parlamento Amazônico em Manaus. Na pauta, o Projeto de Balizamento dos Rios da Amazônia, que destaca a importância para a navegabilidade e segurança das vias fluviais.

Durante o encontro, o diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Erick Moura, apresentou aos parlamentares da região as obras de dragagens emergenciais realizadas durante a seca que afetou a região amazônica em 2023, junto com as ações preventivas para o ano de 2024. O diretor enfatizou a importância de monitorar os rios para a realização de intervenções de dragagem, destacando os programas abrangentes da autarquia que englobam tais ações, incluindo o programa de sinalização náutica, operação necessária para garantir a segurança da navegação. Erick Moura ressaltou a urgência de antecipar medidas diante das mudanças climáticas e afirmou que o DNIT está atuando de forma proativa nesse sentido. Foram discutidos, ainda, os detalhes técnicos e os benefícios esperados com a implementação do projeto, destacando sua importância para o transporte de cargas e passageiros, bem como para o fortalecimento da economia local.

Parlamento – A Associação do Parlamento Amazônico, que congrega parlamentares das Assembleias Legislativas dos estados que compõem a Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins – realiza mensalmente reuniões com deputadas, deputados e vereadores em unidades dos estados membros. O objetivo desses encontros é debater temas de interesse comum entre os estados amazônicos.

Fonte: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)

Contatos do Portal do Careiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814