O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) está com credenciamento aberto para empresas especializadas na análises das emissões de gases -requisito para o licenciamento anual de veículos de passeio e que poluentes e de ruídos dos veículos em circulação registrados no estado do Amazonas.  As empresas credenciadas passarão a realizar o serviço de inspeção veicular ambiental, que será exigido como pré operam no transporte de cargas e passageiros.

A exigência da inspeção veicular ambiental será cobrada para veículos de passeio com mais de três anos de fabricação, para os veículos de grande porte que utilizam diesel, como caminhões, carretas e ônibus a exigência passa a ser cobrada a partir do segundo ano da data de fabricação. O diretor presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, explica que a exigência passará a ser obrigatória a partir do segundo ano do licenciamento do veículo. “Quando o usuário for realizar inspeção veicular, e por algum motivo o veículo não for aprovado durante o exame, ele poderá realizar o licenciamento normalmente. Porém, durante esse período de um ano que ele terá até o novo licenciamento ele terá que se adequar as exigências da inspeção veicular, caso contrário não poderá realizar o licenciamento veicular no ano seguinte”, explicou o Feitoza.

De acordo com Leonel, o credenciamento foi a última etapa da implantação do Plano de Controle de Poluição Veicular – PCPV e o Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso/ IM, estabelecidos pela Lei Estadual Nº 3.564, de 22 de outubro de 2010, e também cumprimento ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – PROCONVE instituído pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente através da Resolução CONAMA n.º 18, de 6 de maio de 1986, a  Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, nº 418, de 25 de novembro de 2009 e a  Lei nº 8.723, de 28 de outubro de 1993, que dispõe sobre a redução de emissão de poluentes emitidos por veículos automotores como parte integrante da Política Nacional de Meio Ambiente.

Desde 2015 o Ministério Público Federal do Amazonas (MPF-AM) exige do órgão a realização da inspeção veicular. “O Detran-AM responde a mais de 20 processos abertos pelo MPF desde 2015 pelo não cumprimento a lei de inspeção veicular ambiental. Nós tem pressa em resolver essa situação, no momento algumas ações movidas pelo MPF contra o órgão estão arquivadas, pois apresentamos ao órgão toda a documentação que estamos tratando do assunto da forma que é possível, respeitando todo o processo exigido por lei para o credenciamento das empresas no Estado”, afirmou o diretor.

O Detran-AM informa que a partir de ontem quarta-feira (20/09) será exigida a inspeção veicular para realização da renovação anual do licenciamento. As empresas Nova Geração e BCB Serviço foram credenciadas para realizar o serviço em Manaus. As regras estão no artigo 104, parágrafos 6º e 7º do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A poluição causada por veículos mata em média dois milhões de pessoas por ano no mundo, só no Brasil mais de 1.5 mil pessoas morrem vítimas de doenças respiratórias relacionadas a problemas oriundos da poluição. O monóxido de carbono emitido pelos automóveis é o principal poluente nas grandes cidades e se inalados diariamente e com freqüência, os gases afetam diretamente o sistema respiratório, causando doenças como arritmia, infarto agudo do miocárdio, bronquite crônica, asma, pneumonia, câncer de pulmão e até mesmo depressão.

Se nada mudar, a poluição por material particulado e ozônio será, até 2050, a principal causa de morte no mundo relacionada ao meio ambiente – segundo relatório de 2012 realizado pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

Desde 2015 o Ministério Público Federal do Amazonas (MPF-AM) exige do órgão a realização da inspeção veicular

Conforme informações do DETRAN-AM

Twitter: @PortaldoCareiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814