Mais de 50 crianças e adolescentes com deficiência e 70 componentes da Orquestra Popular do Abrigo Moacyr Alves participarão do Desfile Escolar em Manaus nesta quinta-feira, (5), às 17h, no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus, localizado na avenida Pedro Teixeira, no bairro Flores, zona centro-sul da cidade. Juntamente com a Orquestra Popular do Abrigo, 35 adolescentes músicos do Centro de Atenção à Juventude de Presidente Figueiredo também participarão do desfile cívico. A Orquestra iniciou suas atividades em junho de 2018. Atualmente, conta com a participação de 70 músicos, dentre eles, crianças e adolescentes deficientes e não deficientes, além do ensino teórico e prático com instrumentos de sopro, percussão, teclado, e outros para a comunidade, de forma totalmente gratuita.

O repertório é bastante eclético, composto por músicas de todos os gêneros, entre elas MPB, flash back, pagode, boi bumbá, carnaval, músicas natalinas, músicas infantis, entre outros estilos.

Além das apresentações em vários eventos, inclusive no município de Presidente Figueiredo, a Orquestra participa também por meio do Projeto “Tocando a Alma” cuja proposta é amenizar a dor por meio da música. O projeto visa ainda reunir músicos das mais diferentes áreas e resgatar a esperança de pacientes de hospitais e instituições de Manaus, despertando de forma terapêutica, pessoas para o sentido da vida.

Para a diretora do Moacyr Alves, Claudete Ciarlini, o intuito é levar à sociedade a inclusão das pessoas com deficiência em qualquer tipo de atividade e estimular nas mesmas o amor pela Pátria.

“Todos os anos participamos das atividades da Semana da Pátria e realizamos alguma programação com o objetivo de mostrar à comunidade o que faz a instituição e o que a sociedade pode fazer para cooperar com esse trabalho”, destacou a diretora.

Atualmente, o Abrigo Moacyr Alves proporciona aulas gratuitas de balé, capoeira, jiu-jitsu, danças de salão e hidroginástica para a comunidade, por meio do Programa de Apoio à Comunidade (PROCIAC) que proporciona ainda serviços nas áreas de psicologia, fisioterapia, assistência social, dentre outros, além de trabalhar a interação das crianças da instituição com a comunidade.

Assessoria de Comunicação do Abrigo Moacyr Alves


Whatsapp Redação: (92)99191- 9814