Brasil/BR – A continência é a saudação prestada pelo militar, seja de modo individual ou por toda a tropa. Ela é impessoal, pois não visa a pessoa, mas sim a autoridade. É dever de todo militar, obrigatoriamente, retribuir a continência que lhe é prestada. (Artigo 14 do Regulamento de Continências, Honras e Sinais de Respeito)

A continência tem origem em comportamentos e costumes militares que remontam ao Império Romano. O gesto tem sido usado nas fileiras militares há muitos anos.

Além de seu uso entre os membros das Forças Armadas e das Polícias Militares, a continência também é um sinal de respeito devido às autoridades civis da República. Assim como outros sinais de honra, a continência tem papel especial nas solenidades, conforme pode-se constatar nos cerimoniais militares, que têm por objetivo desenvolver o sentimento de disciplina, coesão e espírito de corpo, por meio da execução em conjunto de movimentos que exigem energia, precisão e marcialidade. Nas solenidades militares, a continência é prestada à maior autoridade presente, seja civil ou militar, por ocasião de sua chegada ao palanque.

Aos símbolos nacionais, como a Bandeira e o Hino, também é prestada a continência, assim como à tropa, quando está formada, e ao terreno, quando são realizados longos exercícios com grande efetivo militar. Têm ainda direito à continência os militares da reserva, os reformados e os militares de nações amigas, quando uniformizados.

Como tradição milenar, a continência é a saudação respeitosa que o militar presta aos seus irmãos de farda, superiores e subordinados, às autoridades civis e aos símbolos nacionais.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Contatos do Portal do Careiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814