Conheça Urupema, a cidade mais fria do Brasil

Na cidade Catarinense, a temperatura média anual é de 13°C. No inverno, há registros de geadas, neve e congelamento do orvalho

É a terceira vez em 40 anos que camadas de neve cobrem um trecho do deserto do Saara, na Argélia, e a situação já causou curiosidade e estranhamento.

Aqui no Brasil, País com extensões continentais e regiões de realidades tão distintas, falar em neve também causa surpresa. Em Urupema, Santa Catarina, o inverno rigoroso traz registros de geadas, neve e congelamento do orvalho.

O antigo povoado de Santana fica a uma altitude de 1.450 metros acima do nível do mar e tem temperatura média anual de 13°C. No inverno, a temperatura pode cair e chegar até a -7º C.

“A neve acontece na transição entre massa de ar frio, polar e o encontro com a umidade. Na região, é pelo menos duas vezes por ano, normalmente em julho e agosto”, explica o meteorologista Clóvis Correa, do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram).

O especialista conta ainda que os interessados em saber quando os fenômenos gelados irão ocorrer podem acessar o portal do Ciram. “A gente sempre avisa com antecedência, faz a previsão para quem quer visitar”, finaliza.

Fonte: Governo do Brasil, com informações da Prefeitura Municipal de Urupema e Ciram 

Fonte: Governo do Brasil

Whatsapp Redação: (92)99191- 9814

Warning: A non-numeric value encountered in /home/portaldocareiro/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009