A mudança da Base detalha os objetivos de aprendizagem para a educação infantil (crianças de 0 a 5 anos) e ensino fundamental (1º ao 9º ano). No caso do fundamental, separa as metas de aprendizagem por disciplina: Linguagens, Matemática, Geografia, História e Ciências.

Essa já é a terceira versão do documento, que passou por diversas reformulações, inclusive por consulta popular. Dentre as mudanças na educação infantil para 2019, estão incluídas:

  • a antecipação da alfabetização, devendo ser concluída até o segundo ano do ensino fundamental (não mais até o terceiro);
  • a disciplina de História passará a ser estudada de acordo com a ordem cronológica dos fatos;
  • o ensino religioso poderá ser área do conhecimento no ensino fundamental;
  • o material didático das escolas deverá ser produzido segundo as novas diretrizes.

10 competências que os alunos deverão dominar ao longo de toda a educação básica

  1. Autonomia e responsabilidade para tomar decisões comprometidas com o bem-estar comum.
  2. Argumentação com base em fatos concretos, em nome da defesa do ser humano e do meio ambiente.
  3. Compreensão da realidade por meio dos conhecimentos historicamente construídos.
  4. Compreensão e uso crítico das tecnologias digitais.
  5. Autoestima e cuidados com a saúde.
  6. Desenvolvimento do senso estético por meio da arte e da cultura.
  7. Compreensão de capacidades relacionadas ao mercado de trabalho.
  8. Empatia, diálogo e convivência com pessoas dos mais diferentes grupos sociais.
  9. Curiosidade para buscar soluções por conta própria.
  10. Uso das linguagens (verbal, científica, tecnológica ou digital) para se expressar e trocar informações.

Campos de experiência – Na BNCC, durante a etapa da Educação Básica, os direitos de aprendizagem e os campos de experiência substituem as áreas do conhecimento, que serão trabalhadas no Ensino Fundamental.

Os campos de experiência existem para nortear e apoiar o planejamento pedagógico dos docentes. Eles cuidam para que o aluno tenha espaço, tempo e liberdade para se expressar e o professor possa acompanhá-lo nessa jornada. Cada campo tem seus objetivos de aprendizado e desenvolvimento. Portanto, as unidades temáticas, habilidades e objetos de conhecimento são prioridades na etapa seguinte.

A BNCC designa cinco campos de experiência para a Educação Infantil:

  • O eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

O que esperar? Sem dúvida, as mudanças na educação infantil para 2019 serão grandes desafios. Mas espera-se que, com ela, seja possível uniformizar a educação do nosso país.

As discussões sobre as mudanças no currículo escolar, tanto vindas de pais quanto de professores, podem ser consideradas um fator positivo, já que geram maior interesse da sociedade no que as escolas têm para oferecer a seus filhos.

Quando se fala em participação familiar, nossa sociedade ainda tem grandes problemas. Estudos revelam que a participação da família no ambiente escolar de seus filhos ainda é pequena. Uma pesquisa mostra que 19% dos pais de alunos são considerados distantes do ambiente escolar, e até da própria relação com os filhos. Isso demonstra que ainda existe muito trabalho a fazer para criar uma integração entre os diversos setores da sociedade, de forma a gerar engajamento e interesse.

O que não consta na Base – Apesar das alterações, a nova Base para educação infantil não faz menções a “questões de gênero”, pois o Conselho Nacional de Educação prefere tratar do assunto de forma separada.

Em relação ao ensino religioso, que é um outro ponto de calorosos debates, sua inserção pretende fazer com que os alunos possam conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos.

As mudanças na educação para 2019 têm potencial de ajudar na redução da desigualdade do ensino. No entanto, dependerão também da qualidade da implementação por parte dos municípios. Essa deverá ser feita por meio do engajamento de toda a comunidade: alunos, famílias e sociedade.

As mudanças na educação infantil para 2019 devem começar a ser implantadas, na prática, a partir de 2019. Espera-se que cerca de 60% do conteúdo seja baseado nelas, e o restante, definido pelos currículos das redes e escolas. Segundo o MEC, serão liberados R$ 100 milhões aos municípios e estados, a fim de auxiliar o início da implementação da base desde 2018.

Matéria sugestão de um leitor do Portal do Careiro

Fonte: https://educacaoinfantil.aix.com.br

Edson Brito da Redação do Portal do Careiro


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