Cerimônia de abertura dos XII Jogos da Amizade ocorre em clima de congraçamento entre alunos de todo o País

Fonte: EsPCEx

Campinas (SP) – O Exército Brasileiro, por intermédio do Departamento de Educação e Cultura do Exército e da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial, realiza os XII Jogos da Amizade no período de 2 a 7 de julho de 2018, em Campinas. O evento esportivo e artístico-cultural conta com a participação de cerca de 1.500 alunos do ensino básico do Sistema Colégio Militar do Brasil, oriundos de 13 cidades – Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Campo Grande, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Curitiba, Porto Alegre e Santa Maria.

Durante a semana, serão disputadas as seguintes modalidades desportivas: basquete, futebol, voleibol, handebol, xadrez, orientação, judô, atletismo, natação, hipismo e pentatlo moderno (corrida, natação, hipismo, esgrima e tiro), nas categorias masculino e feminino. Todas as provas ocorrerão nas instalações esportivas da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e do Círculo Militar de Campinas (CMC), exceto as de hipismo, que serão feitas na Sociedade Hípica de Campinas.

O lado artístico-cultural – No dia 1º de julho, ocorreu a cerimônia de boas-vindas, que contou com uma apresentação artístico-cultural com danças e coreografias típicas das diversas regiões do País, representando o Sistema Colégio Militar do Brasil e sua rica diversidade.

A competição artístico-cultural, denominada “ZumZaravoice”,  acontecerá na noite de 6 de julho, no belíssimo Teatro Municipal Paulo Gracindo, em Paulínia. Cada estabelecimento de ensino apresentará seus talentos em tema livre, tendo renomadas personalidades do meio artístico como jurados. Também haverá uma apresentação da banda de música do Sistema Colégio Militar do Brasil, que reunirá alunos de todos os colégios.

A iniciativa é abrangente e inédita na educação básica pública nacional, envolvendo, além de atividades desportivas, eventos culturais e sociais em regime de imersão. Dentre outros objetivos, busca-se, desde cedo, o desenvolvimento das habilidades e dos talentos individuais e coletivos, além da associação do esporte e da arte à melhoria da qualidade de vida.

Todas as atividades serão supervisionadas por profissionais, mas coordenadas, em sua execução, pelos próprios alunos, valorizando a iniciativa e a liderança. Um exemplo dessa participação é a equipe de imprensa local, totalmente formada por alunos-repórteres, destinada a cobrir o evento, realizar a seleção e a edição de imagens para a posterior divulgação.

A cerimônia de abertura – A cerimônia de abertura dos XII Jogos da Amizade ocorreu no dia 2 de julho, na EsPCEx, e foi presidida pelo Diretor de Educação e Cultura do Exército, o General de Exército Mauro Cesar Lourena Cid, que esteve na companhia de autoridades militares de todo o País, civis e familiares dos alunos.

Emoção e reconhecimento marcam inauguração de instalações – O Projeto de Inserção do Sexo Feminino na Linha de Ensino Militar Bélico (PISFLEMB) tornou-se uma janela de oportunidade no prosseguimento das obras necessárias para a melhoria e a ampliação das instalações da Escola. Após muitos planejamentos, discussões e a elaboração e execução dos projetos de engenharia, no final de 2016 foram concluídas as obras de adaptação de banheiros e de construção da Ala Feminina e, em março de 2018, foram entregues as obras de ampliação e adequação do vestiário do parque aquático.

No dia 2 de julho, duas importantes obras do PISFLEMB na EsPCEx foram entregues: a nova Seção de Saúde, com instalações modernas e adequadas para o atendimento médico de militares de ambos os sexos, e o Ginásio Poliesportivo, que agrega as instalações da Seção de Educação Física às áreas para prática de atividades esportivas.

A obra do Ginásio teve início em abril de 2016 e foi concluída no mês de maio deste ano. Com área construída de aproximadamente 4.800 m2, possui uma quadra poliesportiva; arquibancadas com capacidade para acomodar 750 pessoas sentadas; auditório; salas de musculação, de esgrima e de judô; uma pequena enfermaria; vestiários; banheiros; além de instalações administrativas e de salas de instrução e de troféus. Sem dúvida, uma obra importante e que proporcionará melhores condições para o desenvolvimento das competências físicas desejáveis ao futuro oficial combatente do nosso Exército.

Grandioso e imponente, o novo Ginásio Poliesportivo recebeu o nome do General Zenildo de Lucena, em homenagem ao saudoso Comandante da Escola, no período de janeiro de 1978 a junho de 1979, que desempenhou, ainda, as funções de Chefe do Departamento-Geral do Pessoal, Comandante Militar do Leste e Ministro do Exército.

A homenagem da Escola para esse seu eterno Comandante não se limita ao nome desse Ginásio. A partir desta data, todo o complexo esportivo da EsPCEx, composto pelo Parque Aquático Cel Câmara, pelo Bosque da Nascente, pelo Caminho do Bem-Te-Vi, pelo Estádio da Fonte, pelo Ginásio Cel Uchôa e pelas quadras esportivas passou a ser denominado Complexo Esportivo General Zenildo de Lucena.

A solenidade teve a presença marcante da Senhora Maria Edith, esposa do Gen Zenildo, e sua filha, a Senhora Renata.

Agência Verde-Oliva / Exército Brasileiro

Whatsapp Redação: (92)99191- 9814

Warning: A non-numeric value encountered in /home/portaldocareiro/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009