Centro de Mídias da SEDUC/AM é Referência nacional e internacional no segmento educacional

Referência nacional e internacional no segmento educacional, Centro de Mídias da SEDUC/AM também disponibiliza de suporte tecnológico a instituições públicas e privadas para o contato com a população do interior.

Centro tecnológico é responsável por transmissão de aulas diárias a estudantes em todo o Amazonas


Oferecer suporte tecnológico a instituições públicas e privadas que precisam estabelecer comunicação com o público que está nos municípios do interior do Estado é um dos serviços prestados pelo Centro de Mídias de Educação (Cemeam) da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) no Amazonas. Neste ano, os agendamentos para utilização desse serviço aumentaram consideravelmente.

Paralelo a isso, o foco principal do Centro de Mídias da SEDUC é a disponibilização de aulas gratuitas a estudantes do interior do Estado. Atualmente, o centro é responsável por beneficiar 40 mil estudantes de mais de 4 mil comunidades rurais do interior do Estado, disponibilizando aulas diárias transmitidas, simultaneamente, de oito estúdios localizados na sede da Secretaria, em Manaus, para salas de aula nos 62 municípios amazonenses.

Segundo a diretora do Centro de Mídias, professora Kátia Menezes, o atendimento aos órgãos públicos e privados acontece sempre em horários alternativos, momento em que os estúdios não estão sendo utilizados pelos professores para a realização das aulas.

“O Cemeam atende dentro dos seus horários alternativos, que são os horários que nós não estamos ministrando aulas. Pela manhã, a gente tem um horário disponível com uma equipe de atendimento da produtora que trabalha com a gente nas transmissões na parte da equipe de transmissão e a equipe também de produção, porque também as instituições parceiras trazem o seu material para expor. A metodologia funciona dessa maneira”, explicou.

Parcerias – Dentre as instituições parceiras da SEDUC, que utilizam o Centro de Mídias para difundir informações diversas à população do interior do Estado, estão as Secretarias de Estado de Produção Rural (Sepror) e de Administração e Gestão (Sead), Defensoria Pública do Amazonas, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM), Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), além de instituições educacionais, como as Universidades Federal e Estadual do Amazonas (Ufam) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam).

Além de repassar orientações à população local nos municípios, as instituições, segundo Menezes, promovem formações com os servidores nessas localidades, fortalecendo o trabalho desenvolvido.

“Qual o objetivo dessas instituições? Elas precisam fazer cursos e formações, trabalhar com orientações à sua equipe que fica nos municípios. Algumas instituições procuram o Cemeam justamente para que a gente possa difundir informações, oportunizar que os servidores dessas instituições, lá na ponta, possam também estar junto, para que a gente possa desenvolver as atividades, melhorar o desempenho desses profissionais, fazer uma qualificação também”, disse Menezes.

Na SEDUC, que é uma das maiores secretarias do Estado, a estrutura do Centro de Mídias também auxilia significativamente no trabalho interno, possibilitando a disseminação das ações, campanhas, entre outras atividades diárias que a Secretaria desempenha.

“Todos os departamentos da Secretaria de Educação utilizam diariamente o Centro de Mídias, para que a gente possa abordar todas as temáticas e, de imediato, difundir isso, como foi o caso do concurso público, a discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do novo ensino médio e todas as ações dos departamentos, campanhas”, ressaltou a diretora.

Agendamentos – Os agendamentos para utilização do Centro de Mídias pelas instituições públicas e privadas são feitos por meio de ofício enviado à SEDUC. Os horários alternativos de agendamento para as transmissões acontecem das 9h às 11h e das 17h às 18h.

“Geralmente, as instituições buscam através de ofício a Secretaria e a gente faz uma avaliação. A gente, geralmente, recebe a visita da instituição parceira dentro do centro e a gente tem o agendamento. Já tem uma agenda bem fechada até meados de setembro. A Secretaria de Educação, juntamente com o Cemeam, tenta, dentro do possível, atender todas essas instituições”, afirmou Menezes.

Whatsapp Redação: (92)99191- 9814

Warning: A non-numeric value encountered in /home/portaldocareiro/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009