Careiro-Am – A população do Careiro é atendida por duas ambulâncias Semi Uti  que são  equipadas para atendimento de urgências e emergências, essas ambulâncias são cedidas ao município pelo Governo do Estado do Amazonas e são utilizada para a remoção de pacientes na sede do município, porém por serem Semi Utis são utilizadas e adequadas para a remoção e o transporte de pacientes graves do Careiro até o Porto do Careiro da Várzea, para então serem colocados em barcos e transportados até o Porto do Ceasa em Manaus, então colocados novamente em outra ambulância, esta do município do Careiro.

Ocorre que recebemos fotos envidas pelo Sr. Daniel Simões ex-presidente afastado do Conselho Municipal de Saúde do Município (CMS-CAREIRO) mostra um cidadão sendo socorrido, carregado em uma rede para então ser colocado e transportado em um veículo L200 que atende a secretaria de saúde do município, correndo inclusive o risco ter o seu quadro de saúde agravado pelo transporte inadequado.

Ambulâncias fora de operação – O Portal do Careiro apurou que o paciente foi transportado e um veiculo inapropriado porque as duas ambulâncias Semi Uti do Estado a disposição do município que também são utilizadas para a remoção de pacientes na sede do município estão as duas na oficina, e até o fechamento desta matéria estavam sem condições de uso e fora de operação, o que é gravíssimo, visto que em caso de uma emergência, um paciente grave não poderá ser transferidos para Manaus de forma adequada.

Enviamos hoje (4/4) e-mails para a SUSAM em atenção da Sec. Executiva Adjunta de Atenção Especializada do Interior Sra. Edylene Maria dos Santos Pereira e para a Gerente do Rio Negro e Solimões a Sra. Teresa Cristina Medeiros Costa Monteiro, porém até o fechamento desta matéria não tivemos resposta.

Apuramos ainda que existem no município mais três ambularias que estão a serviço nos Distritos do Purupuru, Samauma e Araça, essas ambulâncias são “simples” ou seja, não possuem equipamentos para trasportar pacientes graves.

Ambulância do Porto do Ceasa sem ar condicionado – Recebemos ainda a denuncia de um paciente que pediu para não se identificar que informou ao Portal do Careiro que dias a trás precisou ser transportado pela ambulância do município do Careiro que fica no Porto do Ceasa e segundo ele o ar condicionado da ambulância está com defeito e portanto não está funcionado, ele disse que sofreu muito com o calor Amazônico, disse ainda que chega a ser desumano ser transportado em uma ambulância do Careiro ao Porto do Careiro da Várzea mais de 100 Km, se colocado em um barco e já no Porto do Ceasa ser colocado em uma ambulância sem ar condicionado, ele considera um desrespeito e que o estado do paciente pode ser agravado é quase um tentado contra a vida do paciente concluiu.

Ambulância do município do Careiro-AM que fica no Porto da Ceasa está com defeito no ar condicionado, pacientes sofrem com o calor.

Nota: O Portal do Careiro franquia espaço a Secretaria de Saúde do Município do Careiro caso queira se pronunciar sobre o assunto, inclusive para da uma resposta para a população de quando os problemas relatados na matéria serão solucionados, também aguardamos a resposta dos e-mails enviados a SUSAM.

Matéria: Edson Brito – Portal do Careiro

Whatsapp Redação: (92)99191- 9814