Internacional – Informação foi divulgada por Dilma Rousseff presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês), também referido como Banco de Desenvolvimento do BRICS em uma rede social. Objetivo é financiar obras para ‘reconstruir infraestrutura urbana e rural nos municípios atingidos’.
Empréstimo – Segundo Dilma, valor total em empréstimos foi acertado após conversas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
De acordo com a petista, os créditos devem ser transferidos de forma direta para o estado gaúcho e, também, por meio de parcerias com outras instituições financeiras, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco do Brasil e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Metade dos R$ 5,7 bilhões vai ser transferida para o BNDES para financiar pequenas e médias empresas e para obras de proteção ambiental, infraestrutura, água e tratamento de esgoto, e prevenção de desastres.
Também há previsão de recursos para infraestrutura agrícola, mobilidade urbana e saneamento básico (veja detalhes na tabela abaixo).
Tabela mostra recursos que serão destinados pelo Banco do Brics para aplicação em ações de recuperação do RS — Foto: Divulgação/Dilma Rousseff
Fonte: G1