AUD-TCE/AM apresenta projeto para a criação do Aplicativo Transparência Fácil

Ivan Farias - Presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE/AM - (AUD-TCE/AM) Foto: Edson Brito - Portal do Careiro

A reportagem do Portal do Careiro esteve no último dia 05 na reunião do Fórum de Defesa da Saúde, onde foi apresentado o projeto da Associação dos Auditores de Controle Externo AUD-TCE/AM para a criação do aplicativo Transparência Fácil.

A ideia do Projeto Transparência Fácil por aplicativo surgiu no âmbito das reuniões do Fórum de Defesa da Saúde, onde há a participação de profissionais da área da saúde e da sociedade civil organizada, como o Instituto Amazônico da Cidadania – IACi, além da Associação dos Auditores de Controle Externo (AUD-TCE/AM) que atua como parceria na colaboração de projetos relacionados com o fortalecimento do Controle Social

Objetivo do Aplicativo: Compartilhar informações a respeito da fiscalização dos recursos públicos de forma fácil e acessível a qualquer cidadão, na palma da mão.

Acesso aos relatórios de auditorias: O aplicativo vai permitir o acesso aos relatórios auditorias com informações detalhadas e com todas as evidências permitindo a qualquer cidadão ou aos entes interessados, acompanhem não apenas os gastos públicos, mas a sua fiscalização e os resultados destas fiscalizações permitindo assim que o Controle Social se torne mais efetivo, pois colocará a disposição do cidadão a análise das auditórias para que a sociedade possa acompanha o resultado final da fiscalização dos recursos públicos.

Suprindo a Deficiência de informações e a burocracia: A sociedade quer saber de que forma os recursos públicos estão sendo gastos, mas também quer saber de que forma os órgãos de controle estão fiscalizando. Por isso, entendemos que o aplicativo Transparência Fácil, dará um passo a frente no processo de transparência pública e acesso a informação, porque atualmente os órgãos são obrigados a disponibilizar em Portais de Transparência suas despesas e receitas, mas ocorre que essa informação é bruta, sem qualquer análise, comparativo, indicador, sem falar na dificuldade de acesso.

O aplicativo Transparência Fácil vem superar deficiências de acesso a informação fornecidas através de dados brutos, o aplicativo permitirá ao cidadão tem a informação detalhada e em liguem simples na palma da mão com toda análise da gestão pública. Concluiu Ivan Farias na apresentação do projeto de criação do aplicativo.

Matéria: Edson Brito – Portal do Careiro

Whatsapp Redação: (92)99191- 9814