quarta-feira, maio 21, 2025

Aos 116 anos, morre a mulher mais velha do mundo, uma brasileira

A gaúcha Inah Canabarro Lucas, a pessoa mais velha no mundomorreu aos 116 anos nesta quarta-feira (30). Ela nasceu em 1908, na cidade de São Francisco de Assis, na Região Central do RS. A informação foi confirmada pela família.

“Está com Deus e com o Papa Francisco”, diz o sobrinho Cleber Vieira Canabarro Lucas.

Conforme Canabarro, Inah morreu pela idade. “Organismo foi parando aos poucos, sem nenhuma doença”, explicou o sobrinho.

Embora ela afirmasse que seu nascimento ocorreu em 27 de maio de 1908, a LongeviQuest – grupo de pesquisadores que afirma ser referência no monitoramento e no mapeamento de supercentenários pelo mundo (saiba mais abaixo) – afirma que a data seria 8 de junho, a partir de pesquisas.

Quem era Inah – Inah vivia na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre e adorava sua rotina. Em 1º de outubro de 2024, quando é celebrado o dia do idoso, levou com bom humor quando foi perguntada sobre a sua idade. “Poucos anos. 116”.

Mais tarde, ela se mudou para Montevideo, no Uruguai, onde, em 27 de dezembro de 1928, fez seus votos e se tornou uma freira. Em 1930, ela voltou ao Brasil para ensinar português e matemática em uma escola de Tijuca, no Rio de Janeiro. No começo dos anos 40, retornou a Santana do Livramento, onde continuou lecionando.

Com informações: Aliados do Brasil Notícias

Contatos do Portal do Careiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814
LEIA MAIS