sexta-feira, julho 11, 2025

Ação Global: Ouvidorias públicas atendem mais de quatro mil cidadãos em todo o país

Iniciativa do Ministério da Transparência (CGU) amplia acesso da população aos canais de participação social para a melhoria da gestão pública


No último sábado (26), ouvidorias públicas de todo o país prestaram 4.025 atendimentos a cidadãos que participaram da 25ª edição da Ação Global. O balanço se refere ao número geral de orientações fornecidas, recolhimento de manifestações (denúncias, reclamações e solicitações sobre serviços públicos) e pedidos de acesso à informação – nas esferas federal, estatual, distrital e municipal. A Ação Global foi realizada em 25 cidades.

Em todos os municípios participantes foi montado o Estande das Ouvidorias Públicas. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Transparência (CGU), por meio da Ouvidoria-Geral da União, busca ampliar o conhecimento da população sobre mecanismos de participação social para a melhoria da gestão pública. O maior número de atendimentos prestados ocorreu no município de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, com um total de 485 registros, seguido de Caruaru (PE), com 428 atendimentos, e Natal (RN), com 401. Confira o quadro geral de atendimentos por localidade:

ESTADOMUNICÍPIOATENDIMENTOS
ACPlácido de Castro15
ALPalmeira dos Índios94
AMRio Preto da Eva400
APMacapá102
BASalvador102
CEFortaleza156
DFItapoã82
ESCachoeiro do Itapemirim485
GOAparecida de Goiânia246
MASão Luis86
MTVárzea Grande209
MGContagem101
PBCANCELADO
PRPato Branco137
PECaruaru428
PIParnaíba30
RJRio de Janeiro90
RNNatal401
RNMossoró85
ROPorto Velho331
RRBoa Vista242
SCCANCELADO
SPCotia103
SECANCELADO
TOPedro Afonso100
TOTAL4.025

Importante destacar que, em razão da greve dos caminhoneiros, os eventos na Paraíba, em Santa Catarina e em Sergipe foram cancelados. Além disso, houve três localidades para as quais as equipes da CGU não conseguiram deslocamento, o que prejudicou o atendimento.

Também foram fornecidas orientações sobre controle social e utilização de canais eletrônicos de interação entre a sociedade e o Poder Público, além da distribuição de cartilhas e manuais sobre esses temas. O trabalho foi coordenado pela Ouvidoria-Geral da União, em conjunto com as Superintendências Regionais da CGU e os integrantes da Rede de Ouvidorias. Em cada local, o Estande reuniu ouvidorias das esferas administrativas (Federal, Estadual, Distrital e Municipal), em parceria com órgãos de controle e entidades de defesa da cidadania, como tribunais de contas e ministério público.

Ação Global – A 25ª edição da Ação Global contabilizou mais de meio milhão de atendimentos a um público de cerca de 300 mil pessoas em todo o país. Parceria da Rede Globo com o Serviço Social da Indústria (SESI), a iniciativa promoveu serviços gratuitos de cidadania, qualidade de vida e prevenção de saúde, simultaneamente em 27 cidades e no Distrito Federal. Educação, direitos humanos e sustentabilidade ambiental foram os temas enfocados na edição.

Fonte: CGU

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