4º Batalhão de Aviação do Exército resgata recém-nascido pré-maturo em comunidade indígena no Amazonas

Fonte:Agência Verde-Oliva

Atalaia do Norte (AM) – A Mão Amiga do Exército Brasileiro começou a atuar durante o AMAZONLOG17. Mesmo antes do início do exercício logístico, que acontecerá entre 6 e 13 de novembro, militares envolvidos nos preparativos para a atividade participaram de uma ação humanitária nessa sexta-feira, 3 de novembro. Uma equipe do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx) deslocou-se de Tabatinga (AM) a Atalaia do Norte (AM), em uma aeronave HM-1 Pantera, para o resgate de um bebê prematuro, que nasceu em uma comunidade indígena e apresentou complicações pós-parto, necessitando rápida remoção. A pronta resposta do Exército ao chamado salvou a vida do recém-nascido, que passou a contar com suporte médico mais qualificado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tabatinga.

Fonte: Agência Verde-Oliva – Acompanharam a criança e sua mãe, um médico e uma técnica de enfermagem, prestando o atendimento inicial, com uso de cilindro de oxigênio.

A criança, um bebê do sexo masculino, havia nascido apenas 14 horas antes, com 32 semanas de gestação. Por conta da prematuridade, apresentou dificuldades respiratórias logo ao nascer. O bebê nasceu na Aldeia Maronal, da etnia Marubo, sem o acompanhamento médico especializado. A gravidade do seu caso requeria o deslocamento a Tabatinga, que só poderia ser realizado em uma voadeira, embarcação típica da Região Amazônica. No entanto, o trajeto demoraria oito horas, o que aumentava o risco de não salvar a vida do recém-nascido.

O emprego do helicóptero do 4º BAvEx foi determinante na situação de emergência. O resgate durou cerca de 40 minutos, incluindo o percurso de ida e volta e o tempo em solo, demonstrando a prontidão e operacionalidade dos militares da Aviação do Exército. Acompanharam a criança e sua mãe, um médico e uma técnica de enfermagem, prestando o atendimento inicial, com uso de cilindro de oxigênio. Na chegada ao Aeroporto de Tabatinga, a criança foi internada na UTI Neonatal da UPA local, onde se recupera.

Fonte: Agência Verde-Oliva/Centro de Comunicação Social do Exército

Whatsapp Redação: (92)99191- 9814

Warning: A non-numeric value encountered in /home/portaldocareiro/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009