A data escolhida para registrar o Dia do Veterano é 18 de julho e faz alusão ao desembarque do primeiro escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no Rio de Janeiro, em 1945, trazendo cerca de 5 mil combatentes, após a vitória contra as forças nazifascistas na 2ª Guerra Mundial. A homenagem, estendida a todos os integrantes da reserva, foi oficializada na Portaria do Comandante do Exército nº 1.762, de 10 de junho de 2022 e representa uma manifestação de gratidão aos militares que se dedicaram ao serviço ativo no Exército Brasileiro.
A data reverencia os 4.931 combatentes que desembarcaram do navio americano General Meigs e pisaram em solo pátrio, após enfrentarem as agruras dos combates na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.
Instituído pela Portaria do Comandante do Exército nº 1.762, de 10 de junho de 2022, o Dia do Veterano homenageia os militares que deixaram suas fardas de uso diário. Mesmo na reserva, esta permanece como uma segunda pele, trazendo à tona o orgulho pelo serviço dedicado à Força Terrestre. Os bons momentos vividos na caserna rememoram a ética, a disciplina, a coesão, o espírito de corpo e a camaradagem que permanecem incorporados ao estilo de vida do veterano.
Nesta data tão especial, prestam-se homenagens àqueles que, ao longo de suas carreiras, cumpriram muito bem suas missões. Cada veterano, com sua história de dedicação à Pátria, inspira as novas gerações a darem o melhor de si em prol da sociedade. A sua relevância se evidencia pelo legado de honra, tradição e valor para o Exército Brasileiro. Seus exemplos inesquecíveis merecem nossa eterna gratidão.
Parabéns, veteranos!
Heróis sempre lembrados!
Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército