SEDUC/AM inicia capacitação de profissionais que atuarão na coleta de dados do Censo Escolar da Educação Básica 2018

Foto: Eduardo Cavalcante/SEDUC

Encontro conta com representantes das redes municipal, estadual e privada de ensino

Secretários municipais de educação, coordenadores municipais do censo escolar da rede municipal, coordenadores pedagógicos da rede municipal e do interior, além de multiplicadores da rede estadual e da Secretaria Municipal de Educação (Semed Manaus), começaram a ser capacitados, na manhã desta terça-feira (5), para atuarem na coleta dos dados do Censo Escolar da Educação Básica deste ano.

A capacitação é parte do XI Encontro Estadual do Censo da Educação Básica 2018, evento organizado pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC/AM) e que será realizado até o dia 7 de junho no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM). Todo o evento será transmitido via Centro de Mídias de Educação (Cemeam) ao interior do Estado.

A abertura do evento, na manhã desta terça-feira (05/06), contou com a participação do secretário de Educação do Amazonas, professor Lourenço Braga; da secretária municipal de educação de Manaus, Katia Schweickardt; da coordenadora geral do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Célia Gedeon; e da presidente do Tribunal de Contas do Estado, Yara Lins.

O titular da SEDUC Amazonas, Lourenço Braga, destacou a importância do encontro e do trabalho de coleta dos dados do Censo Escolar para a educação no Estado.

“Essa é uma festa da educação. A gente reúne representantes de todos os municípios, secretários municipais, agentes da Secretaria nos diferentes municípios do interior e na capital, com o objetivo de prepará-los sob a responsabilidade dos órgãos técnicos da Secretaria, para identificar a realidade da educação no Estado. Nós vamos coletar dados significativos, inclusive para nos habilitarmos a receber recursos do Ministério da Educação. É um encontro fundamental do ponto de vista técnico, do ponto de vista financeiro”, afirmou Braga.

Capacitação – O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e realizado em regime de colaboração entre as Secretarias de Estaduais e Municipais de Educação.

A capacitação dos técnicos (coordenadores e multiplicadores), que inclui profissionais que atuam nas redes pública estadual, municipal e privada de ensino, será marcada por palestras e oficinas relacionadas com o sistema Educacenso.

O objetivo é formar técnicos para multiplicar conhecimentos adquiridos aos gestores e secretários de escolas, a fim de realizar, com mais precisão, o Censo Escolar da Educação Básica no Estado do Amazonas.

Uma das coordenadoras do evento na SEDUC, Darlene Guimarães, informou que a proposta do evento é garantir uma maior qualidade da coleta das informações do censo.

“Tem como objetivo primar pela qualidade das informações prestadas dentro do sistema Educacenso, porque esses dados servirão de base para nortear todas as políticas públicas e também os repasses dos programas federais, como transporte escolar, merenda, livro didático, fardamento, construções de escolas, formação de docentes, entre outros”, explicou.

Participação – O coordenador municipal do Censo Escolar no município de Manacapuru, Jorge Cabus, que participará do evento, informou que a capacitação auxilia na atualização das formas de coletar os dados do censo.

“Esse evento tem o objetivo de capacitar a gente ainda mais para levar informações cada vez atualizadas a eles, porque os dados, geralmente, são mutáveis. Normalmente, uma Secretaria precisa de um dado de certa forma, outra Secretaria de outra forma e esses eventos vem atualizar a gente quanto a essas formas de cadastro, campos novos, campos que vão ser coletados de uma forma diferente, sempre buscando aprimorar a coleta de dados para que fique fidedigna aos dados do município”, explicou Cabus.

Quem também considera de extrema relevância a formação é o coordenador estadual do município de Caapiranga, Gilson Queiroz.

“A importância vem desde o início, da coleta até os dados que são repassados aqui. Acho de suma importância esses dados. A gente tem uma discussão maior, vê as dificuldades dos demais municípios”, disse.

Aplicativo Censo Localiza – Uma das novidades da edição do censo deste ano, segundo a SEDUC, é o aplicativo Censo Localiza, que será utilizado para registro da localização geográfica das escolas do Censo Escolar da Educação Básica. O aplicativo estará disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

“Esse aplicativo é restrito aos perfis de superusuários e executores no sistema Educacenso. São os técnicos da coordenação do Censo Escolar, coordenadores do censo nas redes municipais e os secretários das escolas públicas e privadas.”, afirmou Guimarães.

Amazonas registra mais de 1 milhão de estudantes – Conforme o último levantamento do Censo Escolar 2017, o Amazonas registrou 1.169.092 estudantes, sendo 466.599 matriculados em escolas da rede estadual, 601.050 em unidades de ensino da rede municipal, 90.571 na rede privada e 10.872 na rede federal de ensino.

No que se refere ao número total de estabelecimentos de ensino, ainda segundo os dados do último censo, o Estado possui 5.427 estabelecimentos de ensino, dentre os quais 745 são da rede estadual (incluindo Cetam, Centro de Educação Indígena e Centros rurais por mediação tecnológica), 4.363 da rede municipal, 303 da rede privada e 16 da rede federal.

O levantamento apontou ainda que o Estado do Amazonas, no ano passado, contava com 44.811 professores, sendo que 17.517 atuavam nas unidades de ensino da rede estadual, 28.597 na rede municipal, 4.717 na rede privada e 909 na rede federal.

Whatsapp Redação: (92)99191- 9814