Sábado (12/05) é o Dia D de vacinação contra a influenza

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) informa que acontece neste sábado (13/05), o Dia “D” para a Campanha Nacional contra a Influenza. No último balanço parcial da campanha que iniciou desde o dia 17 de abril, o Amazonas apresenta a cobertura de 19%, isso equivale, aproximadamente 166.574 doses aplicadas em todo estado.

Para o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, a meta da campanha deste ano é alcançar 90% do público alvo estimado em pouco mais de 1 milhão de pessoas.. “O dia “D” de mobilização nacional tem a finalidade de ampliar o acesso do público à vacinação. A estratégia irá possibilitar a abertura de todos os postos de saúde do Estado para atender a população que faz parte do grupo prioritário”, explica Albuquerque.

O público alvo da campanha é: pessoas com mais de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, pessoas com doenças crônicas, população privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. Este ano, o Ministério da Saúde incluiu os professores da rede pública e privada.

SOBRE A INFLUENZA – Considerada uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, a gripe é transmitida pessoa a pessoa, ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, pois isso as recomendações são as lavagens das mãos, o uso de álcool gel e evitar lugares aglomerados.

A FVS através do monitoramento das unidades sentinelas percebeu o aumento de casos de Síndromes de Respiratória Grave (SRAG), sobretudo em Manaus, com maior positividade para os vírus do tipo sincicial respiratório, influenza B e influenza H3N2. Até o momento foram registrados 212 casos da doença sendo positivos 106 casos para o vírus sincicial respiratório, 47 casos para H3N2 e 44 casos para Influenza B. As faixas etárias mais atingidas são crianças menores de cinco anos e idosos.

Siga o Portal do Careiro nas redes sociais:

Twitter: @PortaldoCareiro
Redação: (92)99191-9814