Profissionais, Militantes e Ativistas da Profissão de Enfermagem fizeram hoje em Manaus um protesto em frente ao CRM-AM

Enfermeira Lili do Careiro Castanho
Hoje (16.10) por volta das 10:00 hs os Profissionais, Militantes e Ativistas da Profissão de Enfermagem realizaram um protesto em frente Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas – CRM-AM.
Profissionais, Militantes e Ativistas da Profissão de Enfermagem
O Protesto foi contra a liminar que suspendeu os efeitos da Portaria nº 2.488/2011 do Ministério da Saúde, que permitia aos enfermeiros fazer um diagnóstico inicial de pacientes, solicitar exames complementares, prescrever medicamentos e encaminhar usuárias e usuários a outros serviços. Com a liminar, as atuações dos enfermeiros ficam restritas no Sistema Único de Saúde (SUS) e apenas os médicos podem exercer tais funções.
Em entrevista ao Portal do Careiro Liliane Oliveira, a Enfermeira Lili do município do Careiro disse “A decisão causa prejuízos graves à população principalmente no interior do Amazonas onde são poucos os médicos para atender a população, principalmente nas localidades mais distantes, enquanto perdurar a tramitação do processo da decisão liminar, à solicitação de exames estão proibidos de ser realizadas por enfermeiros.” Concluiu a Enfermeira Lili ao Portal do Careiro.
Está programado para o próximo dia 18 uma grande passeata
Edson Brito – Portal do Careiro
Twitter: @PortaldoCareiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814