Primeira-dama da república ressalta importância do voluntariado para o País

Primeira-dama ressalta importância do voluntariado para o País Marcela e Michel Temer durante cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Voluntariado Beto Barata/PR

A primeira-dama da República, Marcela Temer, afirmou, que o Programa Nacional do Voluntariado (Viva Voluntário) será “um passo importante para a consolidação e disseminação do voluntariado no Brasil”.

Durante lançamento no Palácio do Planalto, Marcela destacou o compromisso do Estado em participar de uma rede de solidariedade. “Todos que almejam construir um ambiente saudável e sustentável por meio do voluntariado fazem a diferença.”

O programa será coordenado pela Casa Civil. Uma das principais ações é a elaboração de um portal para facilitar instituições sociais a encontrarem voluntários para suas atividades.

A iniciativa do governo federal está alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, compromisso internacional de longo prazo do qual o Brasil é signatário.

Para Marcela, “ser voluntário é sobretudo um ato de amor. Abdicar de seu tempo para ouvir e ajudar alguém é a maior demonstração de altruísmo que o ser humano pode dar”.

Ainda durante o discurso, Marcela falou da relevância do trabalho de voluntários que atuam para mudar vidas para melhor. “Quem é voluntário sabe que recebe de volta muito mais daquilo que doa”, disse.

O decreto que cria o programa prevê a criação de um conselho gestor com a participação de 16 representantes do governo federal e 16 da sociedade civil, sendo oito do setor privado e oito de organizações da sociedade civil.

Fonte: Portal Planalto 

Twitter: @PortaldoCareiro
Redação: (92)99191- 9814