Prefeitura de Manaus destaca histórias de superação na Campanha Outubro Rosa 2018

Foto: Semcom

Manaus/AM – Por trás das lentes estão histórias diversas: de luta e superação. São mães, filhas, profissionais, mulheres que sozinhas, ou juntas a seus companheiros e familiares, venceram a batalha contra o câncer de mama e de colo uterino. É com este tom que a Prefeitura de Manaus dará início, a partir desta semana, à campanha publicitária do Outubro Rosa. O movimento ocorre mundialmente visando o combate e a propagação de medidas de prevenção e cuidados aos dois tipos de câncer que mais matam mulheres no mundo.

Em Manaus, a prefeitura se mobiliza todos os anos junto a organizações ligadas à causa para fortalecer as medidas e ações para chamar a atenção da sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento e cura das doenças. Além disso, oferece nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades Móveis os exames preventivos (papanicolau) e mamografias para rastreio dos dois tipos de câncer, além de vacinação contra o vírus HPV (principal responsável pelo câncer de colo) para meninos e meninas.

Para mobilizar a todos no combate a causa, a campanha publicitária deste ano trabalha a associação dos conceitos de amor e cuidado, incentivando o amor próprio da mulher, com seu corpo para o autoexame, assim como o amor e cuidado de seus familiares e amigos para que a paciente vença os desafios da doença.

Além de mulheres que aceitaram ser filmadas e fotografadas contando suas histórias de superação com o câncer, há outras também, sem a doença, destacando de que forma se cuidam e têm o apoio necessário para que realizem seus exames com frequência.

Dentro da campanha foram produzidos VT para internet, lonas de viaduto, folder, material pra LED, anúncios para jornais impressos e portais na internet, entre outras peças publicitárias utilizadas para levar a mensagem de cuidado e proteção contra o câncer e sobretudo de incentivo às mulheres.

“O Outubro Rosa já é uma campanha tradicional. Intensificamos neste período várias ações e procuramos dar mais visibilidade para os riscos e medidas de prevenção a esses dois tipos de câncer, que são os que mais afetam as mulheres”, destaca o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Personagens – A campanha tem como foco sensibilizar tanto as mulheres quanto os homens, companheiros e filhos, que possuem um papel importante no processo de tratamento e recuperação. “Essa campanha tem a sensibilidade necessária para o tema. São mulheres que abriram seus corações, contando suas histórias. A Prefeitura quer aproveitar esta sensibilidade que o mês de outubro traz em relação à causa e tocar, com estas mulheres, o coração das pessoas”, observa a gerente de Marketing da Semcom, Camila Silva.

Algumas das personagens, como, por exemplo, a pedagoga Gina Gama, que descobriu o câncer em 2016, hoje são pacientes em controle e reconhecem o valor da campanha. “O importante é se manter viva”, diz. Outra paciente, Cássia Menini, dá seu testemunho. “Hoje sei que nada é mais importante que minha saúde”, afirma.

A abertura da mobilização do Outubro Rosa será nesta segunda-feira, 1/10, às 18h30, na sede da Subsecretaria de Políticas Afirmativas para as Mulheres, localizada no conjunto Duque de Caxias, rua Araxá, 224, bairro de Flores, zona Centro-Sul. No local serão distribuídos materiais informativos para a conscientização sobre o tema.

 


Whatsapp Redação: (92)99191- 9814