A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) recuperou cinco veículos roubados e furtados, prendeu 27 pessoas e apreendeu quatro menores infratores durante a ‘Operação Águia’, que ocorreu entre a sexta-feira (05/01) e o último domingo (07/01), em toda a capital amazonense. A maior parte dos suspeitos foi presa por crimes de roubo e tráfico de drogas. No final de semana, também foram apreendidas seis armadas de fogo e uma arma branca.

Determinada pelo vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, a operação envolveu um efetivo de 2400 servidores e 749 viaturas, com diversas ações operacionais como barreiras itinerantes, fiscalizações em veículos de passeio, motos e coletivos, intensificadas nas áreas comerciais da cidade de Manaus. Foram abordados 301 ônibus do transporte coletivo, 2.142 motocicletas, 2.986 automóveis, 254 táxis e 146 caminhões. Um total de 13.647 pessoas passaram pelas barreiras e 92 bares fiscalizados.

O reforço no policiamento faz parte do planejamento estratégico do Sistema de Segurança do Amazonas que também tem como alvo o período de início das movimentações em torno da chegada do carnaval, com diversos eventos na capital. No sábado, houve a Operação Alegoria Proibida, quando um foragido foi recapturado, onze bares e uma banda carnavalesca foram notificados por irregularidades.

De acordo com o comandante geral da PMAM, Coronel David Brandão, a “Operação Águia” engloba outras operações que movimentam todas as unidades de Companhia Interativa Comunitária (Cicom), com barreiras itinerantes e incursões em bares e áreas consideradas de grandes ocorrências. Para os ônibus, é a conhecida “Operação Catraca”, que tem a finalidade de garantir a segurança para o usuário do transporte coletivo.

Um dos casos registrados no final de semana foi a prisão, em flagrante, de Sandro Lucas Brito Vieira, 23. O infrator portava uma arma caseira, calibre 12, com munições intactas, e foi pego durante abordagem na linha 126, na Avenida Brasil, Compensa, zona centro-oeste.

As ações operacionais da PMAM mobilizaram as tropas dos Comandos de Policiamento Metropolitano (CPM), Especializado (CPE) e Ambiental (CPAmb). De acordo com o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), todas as modalidades de policiamento foram empregadas, a pé e motorizado, com foco prioritário nos locais com maiores incidências criminais (roubo e homicídios), de forma a reduzir as incidências criminais ou manter dentro dos níveis aceitáveis de segurança pública.

Presídio – Também no fim de semana, a PMAM continuou com os trabalhos da Operação “Cérberos”, que inclui revistas nos presídios e ronda – terrestre, aérea e fluvial – permanente no entorno das unidades do sistema prisional do Estado.  A fiscalização é uma ação integrada entre a SSP e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), com utilização de helicópteros para auxiliar o efetivo em terra com informações amplas dos movimentos do entorno dessas regiões e principais corredores da cidade de Manaus.

DIVULGAÇÃO/SSP-AM

Whatsapp Redação: (92)99191- 9814