Como nasceu o Pint of Science? – A ideia surgiu depois que dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com Pesquisadores, em 2012. Nesse encontro, pessoas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos cientistas e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam.

A experiência foi tão inspiradora que a dupla decidiu propor um evento em que os pesquisadores pudessem sair das universidades e institutos de pesquisa para conversar diretamente com as pessoas e assim, em maio de 2013, surgiu o Pint of Science.

De lá para cá, o evento cresceu – em 2018, serão 21 países – e a meta é ampliá-lo cada vez mais. “Quero levar o Pint of Science para todas as cidades do mundo e comunicar a ciência como ela é: divertida, fascinante e inspiradora”, diz Motskin em seu perfil na página internacional do evento.

Como Pint of Science chegou ao Brasil? – O Pint of Science foi trazido para o Brasil pela jornalista Denise Casatti, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP), e ocorreu pela primeira vez no país em 2015, em São Carlos.

Realização do evento em Manaus – Manaus fará sua estreia no Pint of Science em grande estilo. Durante os três dias do festival mundial de divulgação científica (14, 15 e 16 de maio), pesquisadores da cidade e da região vão conversar com o público sobre temas como A Ciência da Cerveja; Clones, carros e aeromodelos e Saúde e qualidade de vida.

Proposta – “O Pint of Science é uma oportunidade incrível e divertida de levar quem faz ciência na nossa cidade até a comunidade, em encontros nos bares. É a primeira vez que as cidades do norte do país estarão participando do festival. Estamos entusiasmados com este projeto de levar os pesquisadores das diversas instituições de pesquisa de Manaus para um bate papo nos bares. Contamos com a participação de todos”, convida a coordenadora em Manaus, Jerusa Araújo Quintão.

Outros destaques deste primeiro ano de participação da cidade são a presença dos pesquisadores Dr. Adalberto Luis Val, Dra. Cláudia Cândida e Dra Deborah Jezini, referências nas áreas de Pesquisa e Meio Ambiente, difração de raio-x e Corpo e Saúde, respectivamente, além do debate a modificação de seres vivos.

A programação completa está disponível no site pintofscience.com.br e não há necessidade de inscrição. A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos – e não há emissão de certificado.

 

Contato para entrevista:
Jerusa Quintão – coordenadora geral: (92) 99194-4774

Whatsapp Redação: (92)99191- 9814