Após denúncia, deputado Luiz Castro cobrou providências da Global Transportes 
Manaus-AM – Três ônibus do Programa Transporta voltarão a circular em Manaus na próxima segunda-feira (25). O compromisso, de colocar os veículos em circulação novamente, foi firmado após uma reunião entre o deputado estadual Luiz Castro (Rede), o proprietário da Global Transporte, Rosano Conte, representantes da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e do Centro de Vida Independente do Amazonas (CVI).
Os veículos estão fora de circulação há mais de um mês. Segundo Luiz Castro, que preside a Comissão Especial de Políticas Públicas de Acessibilidade (Cepa), houve uma denúncia a SMTU de que a frota estava desfalcada. Logo, foi constatado que a Global Transportes, que deveria operar com seis veículos do Transporta, estava com todos os ônibus parados.
“A empresa se comprometeu de que três carros voltarão a circular já na próxima segunda-feira. O Transporta é de extrema importância para as Pessoas com Deficiência (PcD), especialmente as que têm mobilidade reduzida. Ouvimos do proprietário da Global o reconhecimento de que há essa falha, ele também apontou as dificuldades e alertamos que não podemos aceitar uma resolução que prejudique as Pessoas com Deficiência”, assinalou Luiz Castro. Como presidente da comissão, o deputado Luiz Castro assumiu o compromisso de acompanhar e cobrar o retorno dos veículos.
O presidente do Centro de Vida Independente do Amazonas (CVI), Ronaldo Brasil, destacou que o retorno do Transporta ajudará a retomar a rotina de 30 pessoas com deficiência de alta complexidade (manhã e tarde).“A consequência desse retorno é que PcDs poderão voltar a fazer a reabilitação. As ações de controles sociais, junto com a Cepa,  são de  trazer impacto direto para a vida de PcDs, com exemplo prático do que precisamos focar no que se refere a lutar por direitos”, afirmou Brasil.
O Programa Transporta é um serviço de transporte gratuito na modalidade Porta a Porta, criado a partir do Decreto Municipal número 8.488, de 30 de maio de 2006, destinado às Pessoas com alto grau de mobilidade reduzida, impossibilitadas de utilizar os meios convencionais de transporte coletivo.
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814