O que é um vírus de computador?

O que é um vírus de computador – Um vírus de computador é um programa ou pedaço de código que é carregado ao seu computador sem seu conhecimento ou permissão. Alguns vírus são meramente irritantes, mas a maioria dos vírus são destrutivos e designados a infectar e controlar sistemas vulneráveis. Um vírus pode se alastrar a vários computadores e redes ao criar cópias dele mesmo, assim como um vírus biológico passa de uma pessoa para a outra.

Vírus de Computador

De onde vem um vírus de computador – Vírus são geralmente escondidos em um programa usado em comum com outras pessoas, como um game ou PDF, ou você pode receber um arquivo infectado anexado ao seu e-mail ou de um outro arquivo baixado da internet. Assim que você começa a interagir com o arquivo (roda o programa, clica em um anexo ou abre um arquivo), o vírus roda automaticamente. O código pode copiar a si mesmo para outros arquivos e fazer mudanças em seu computador.
Como reconhecer um vírus – A sua conexão à internet pode estar devagar ou nem se quer existir. É comum o seu antivírus e/ou firewall desaparecerem ou ficarem desativados. Computadores infectados com vírus são ainda capazes de agirem sozinhos, executando ações sem você saber.
Como remover um vírus – Remova todos os arquivos temporários e rode um escaneamento de vírus usando um software antivírus. Se algum vírus aparecer, delete-o.
Como se prevenir de vírus
  • Evite programas originado em fontes desconhecidas.
  • Não abra anexos contidos em e-mail que não foram solicitados ou no Facebook.
  • Somente baixe aplicativos que estão no mercado oficial Android da Google.
  • Proteja seu telefone com Avast Free Mobile Security.
Proteja-se contra vírus – Não há uma maneira melhor para reconhecer, remover e prevenir vírus do que usar uma ferramenta antivírus.

Siga o Portal do Careiro nas redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/portaldocareiro/
Twitter: @PortaldoCareiro