MP-AM inicia implantação de Sistema de Automação da Justiça (SAJ)

Nesta segunda-feira, 11 de março de 2019, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) iniciou o processo de implantação Sistema de Automação da Justiça (SAJ).

Em cerimônia realizada no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, a Procuradora-Geral de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Carlos Fábio Braga Monteiro, e o diretor-executivo da empresa Softplan, Ilson Stabile, assinaram o contrato para implantar o novo Sistema na Instituição.

Além da presença de Membros e servidores do MP-AM, a cerimônia contou com a presença do Promotor de Justiça Paulo Zeni, do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, que já utiliza a ferramenta digital. Ele falou sobre os avanços e facilidades alcançados com o SAJ. O SAJ Ministério Público é uma solução para gestão de processos judiciais e extra judiciais, procedimentos internos, etc., aproximando o cidadão e contemplando as atividades desenvolvidas pela instituição. A empresa desenvolvedora apresenta o sistema como uma ferramenta moderna, intuitiva, funcional e efetiva.

Para a Procuradora-Geral de Justiça, a aquisição do SAJ marca um salto tecnológico para o Ministério Público e que terá resultados muito positivos para membros, servidores e o cidadão, que é atendido pelo órgão ministerial. “Eu não tenho dúvida que a partir de hoje nós estamos diante de um divisor de águas que vai levar a um MP mais eficiente, para um MP que vai mostrar ainda mais a quê veio. Nós temos valorosos promotores de justiça, colegas que vestem a camisa e se entregam dia a dia para que essa instituição se mostre cada vez mais forte. A ferramenta nós acabamos de adquirir, então vamos adiante, pois tenho certeza que a sociedade vai ganhar muito com essa aquisição de hoje”, comemorou a PGJ Leda Albuquerque.

“Esse modelo já foi testado em outros Ministérios Públicos, a ferramentada implantada aqui levará em conta nossas peculiaridades e facilitará muito o dia a dia dos colegas. Parabenizo a Dra. Leda, nossa Procuradora-Geral, por sua coragem de estar investindo cada vez mais na instituição, parabenizo aqui também nosso diretor-geral, José Alberto, que trata do assunto desde o nascedouro e que estava interessado com toda sua equipe, todos seus servidores e a diretoria de informática, que vem tratando disso com a prioridade que o assunto tem”, afirmou o Subprocurador-Geral Fábio Monteiro.

Para o diretor-executivo da Softplan, Ilson Stabile, a partir de agora a experiência é única, consiste em usar uma ferramenta voltada aos objetivos e necessidades do Ministério Público de fazer a informatização da porta para dentro, em todas as suas especializações, e a troca de dados com o TJAM. “O momento é importante, temos uma empresa de 28 anos e a principal área de atuação era a área de justiça, e temos anunciado que nós entramos agora na sexta geração tecnológica, o que significa dizer que o primeiro sistema dos anos 90 já passou por 6 ciclos de tecnologia. Isso é importante, pois não tem como criar uma solução de tecnologia se não fizer os investimentos constantes em atualização. Esse novo ciclo tecnológico se baseia em novos paradigmas, forma de diferenças entre usuários, formas de habilidades, mas sem deixar de considerar o sistema para dar segurança, para dar volume aos processos e meios eletrônicos, então estamos em um momento muito importante e o Amazonas vai surfar nessa onda, pois já virá de uma experiência dos demais Mps”, ressaltou Stabile.

A implantação do SAJ no MP-AM vai seguir um cronograma de ações. Essa “transformação digital” deve durar cerca de 12 meses, Os trabalhos iniciam imediatamente com a configuração da infraestrutura do MP e com o levantamento de dados.

Assessoria de Comunicação – Ministério Público Estado do Amazonas

Contatos do Portal do Careiro

Whatsapp Redação: 9299191- 9814