Marinha do Brasil apoia Projeto Oftalmológico no interior do Estado do Amazonas

Avaliação oftalmológica a bordo do navio

A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), está apoiando o Projeto Amazônico de Atendimento Oftalmológico, que prevê a realização de um mutirão de cirurgias oftalmológicas em municípios do Estado do Amazonas. A comissão ocorre no período de 17 de maio a 18 de junho de 2018 e conta com uma equipe de 75 pessoas, entre militares do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Soares de Meirelles e cirurgiões oftalmologistas de Manaus e São Paulo.

O Projeto é desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o Instituto de Pesquisas Oftalmológicas da UNIFESP, a Alko do Brasil, a Lupas Leitor, a Fundação Piedade Cohen (FUNDAPI) e a Sociedade Amigos da Marinha de Manaus (SOAMAR-Manaus), utilizando os NAsH do Comando da Flotilha do Amazonas.

Até o dia 4 de junho, foram atendidas aproximadamente 3.795 pessoas, sendo 3.306 atendimentos clínicos, 322 cirurgias de catarata, 18 cirurgias de pterígio, 3.306 óculos distribuídos. Paralelamente ao Projeto, durante a ASSHOP, 149 pacientes foram atendidos nos consultórios odontológicos do Navio, além de 6.601 procedimentos realizados nos municípios de Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Amaturá e Santo Antônio de Içá.

NAsH Soares de Meirelles participa da ação com uma equipe de saúde composta por médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêutico e técnicos de enfermagem, a qual atua na triagem dos procedimentos médicos, atividades de coletas de preventivo, vacinas, entrega de medicamentos, exames laboratoriais e palestras de prevenção à saúde. O navio está equipado com dois consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, sala de vacina, sala de raio-x, centro cirúrgico e laboratório.

“Marinha do Brasil, protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente”

Fonte: Comando do 9º Distrito Naval

Whatsapp Redação: (92)99191- 9814