Igreja Católica Matriz no Careiro passa por reforma “Conheça um pouco da história”

HISTÓRICO – A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, foi fundada no município do Careiro após autorização para a transferência da sede o município de Careiro da várzea para o Careiro em 1972, em virtude das alagações em terra de várzea.

Em 23 de junho de 1975 o prefeito da época Antônio Diniz de Carvalho transferiu todas as atividades municipais obedecendo também plano do governador do estado.

Então foi determinado que fosse escolhida com urgência a área onde seria construída a Igreja Católica. O local escolhido foi em frente a praça municipal. Em seguida em 1975, o senhor Antônio Graças Nascimento da Silva, convidou o irmão Alcides Mazzoldi da congregação dos Oblatos de Maria virgem para visitar a área escolhida pois era ele quem cuidava da Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, na vila do Careiro, antiga sede municipal.

Na visita o Irmão Alcides e um grupo de senhoras escolheram a padroeira da cidade: Nossa senhora de Fátima. Após a escolha e já denominado os lotes de terra da cidade iniciou – se a construção da primeira capela sendo ainda de madeira 6×12, o local escolhido na época  é hoje onde está a área descoberta (ao lado do centro paroquial) onde acontecem os arraiais.

Em 13 de junho de 1981 a comunidade foi instituída como Paróquia, com a inauguração da Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima, neste dia o irmão Alcides Mazzoldi foi ordenado diácono e o primeiro pároco padre Sérgio Ziratto da congregação dos Oblatos de Maria Virgem, foi apresentado. Padre Sérgio é lembrado com muito carinho, pois fez um excelente trabalho religioso na sede e zona rural, que teve continuidade com seus sucessores: Padre Igínio Mazzucchi, padre Célio Cardoso, padre Afonso Gorniack e atualmente padre Gilberto Nobre, todos da congregação dos Oblatos de Maria Virgem. Atualmente a paróquia conta com o apoio pastoral do Padre Bento Pavão e padre Igínio Mazzucchi que hoje atua como vigário na área missionária do Araçá.

A paróquia Nossa Senhora de Fátima, em suas pastorais e movimentos desenvolve uma série de atividade como a catequese, trabalho com a pastoral da juventude, liturgia, pastoral carcerária, trabalho missionário nas comunidades da zona rural distribuídas nos cinco distritos que compõe o Careiro.

Este ano a paróquia vive um momento importante: A celebração do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima em Portugal, por isso prepara uma grande festa para o mês de Maio.

A Igreja Católica Nossa Senhora de Fátima é uma das principais referências religiosas de nosso Município e com certeza faz parte da história do Careiro, de forma ativa, não só evangelizando, mas também em questões sociais que muito contribuem para essa cidade.

Projeto da Igreja após a reforma

Atualmente a paróquia está passando por uma grande reforma e você pode contribuir. Procure a casa Paroquial e saiba como vender os bingos que estão contribuindo para essa obra. Maiores informações pelo fone (92) 3362 – 1301

Faça a sua doação e ajude na reforma da Igreja Matriz:

Conta da Paroquia: Bradesco
Agência:3727
Conta: 003575
Arquidiocese de Manaus
CNPJ:04026811/0054-24 Desde já obrigado pela sua ajuda.

ATIVIDADES PAROQUIAIS
Horário das Missas:
Segunda- feira ás 18 horas – Comunidade Nossa senhora de Fátima (Matriz)
Terça-feira ás 18 horas – Comunidade Nossa senhora de Fátima – Matriz
Quarta – feira ás 18 horas – comunidade Jesus Bom Pastor
Quinta – feira ás 18 horas e 30 minutos – Comunidade Nossa senhora Aparecida
Sexta – feira ás 18 horas – Comunidade Nossa senhora de Fátima – Matriz
Sábado ás 18 horas – Santa Luzia / 18 horas Jesus Bom Pastor/ 19 horas – comunidade São Francisco.
Domingo ás 8 horas  – Comunidade Nossa senhora de Fátima – Matriz
16 horas ás Comunidade Nossa senhora Aparecida
19 horas ás Comunidade Nossa senhora de Fátima – Matriz

OUTRAS ATIVIDADES
Terça – feira as 19 horas reunião da equipe de Liturgia
Quarta- feira as 17h30 – encontro da pastoral da juventude

FESTEJOS DA PADROEIRA
Novenas 3 a 12 de maio
Arraial dias 6, 7, 13 e 14 de maio.
Dia 13 de maio programação especial:
5 horas da manhã – carreata  e benção de veículos
17 horas – procissão seguida de missa

Matéria enviada por: Anderléia Oliveira