Força Federal atuará em 23 municípios durante eleição para governador do AM

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de Força Federal para reforçar a segurança em 23 municípios do Amazonas, durante a eleição para governador e vice-governador do estado no próximo domingo (6).

A decisão foi tomada pelo presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, e referendada pelos demais ministros na sessão administrativa desta quinta-feira (3).

De acordo com o ministro Gilmar Mendes, o TRE-AM foi bastante criterioso e repetiu o pedido em relação àqueles municípios que já haviam apresentado necessidade real de envio de Força Federal na eleição anterior.

O presidente do TSE destacou ainda que verificou, em visita que fez a Manaus no dia 26 de julho, a atuação do TRE-AM para “alcançar o êxito das eleições” de 6 de agosto. O ministro classificou o trabalho da Corte Regional como “cuidadoso”.

Gilmar Mendes acrescentou que o TRE-AM conseguiu reduzir o custo da eleição para R$ 18 milhões e um dos motivos é o momento de cheia dos rios, que permite que as urnas possam ser enviadas a localidades de difícil acesso por meio de barcos e não de helicóptero.

“A gente não tem noção da complexidade do trabalho que se realiza e da logística que se exige para que uma eleição como esta seja realizada. Muitas vezes, nós, em Brasília, não conhecemos a dimensão dos desafios”, enfatizou o presidente do TSE.

Confira, a seguir, a lista dos 23 municípios que contarão com Força Federal:

Coari, Tefé,Lábrea,Humaitá,Barcelos,Santa Isabel do Rio Negro,Tabatinga,Santo Antônio do Içá,Rio Preto da Eva,Itacoatiara,Maués,Manacapuru,Fonte Boa,Boca do Acre,Manicoré,São Gabriel da Cachoeira,Benjamin Constant,São Paulo de Olivença,Amaturá,Autazes,Atalaia do Norte,Presidente Figueiredo,Manaus

 

Twitter: @PortaldoCareiro
Redação: (92)99191- 9814