O que é Sarampo? – O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países pobres.

Transmissão – A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar e até ao falar.

Sintomas de Sarampo – O período de incubação (transmissão da doença de um doente para uma pessoa saudável) dura entre 10 e 14 dias.

Em seguida surgem os primeiros sintomas, que duram 6 dias (Período Catarral):

✔Febre
✔Tosse persistente, ✔Coriza e
✔Conjuntivite

Após esses sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção os pés, com duração de 6 dias (Período Exantemáticos).

*As Complicações do Sarampo: *

-Otite;
– Laringite;
– Pneumonia;
– Diarréia;
– Convulsões e lesões no Sistema Nervoso (Encefalite).

Diagnóstico de Sarampo – O diagnóstico é basicamente clínico, porém pode ser confirmado com exames laboratoriais específicos como IgM para Sarampo.

Prevenção – Três doses da vacina são recomendadas para garantir a imunidade e evitar surtos, já que aproximadamente 15% das crianças vacinadas falham no desenvolvimento de imunidade da primeira dose:
– 6 meses: Primeira dose da Tríplice Viral

– 12 meses: Segunda dose;

– 15 meses: Terceira dose da Tríplice Viral + Varicela (Tetra Valente).

Vacinar é o meio mais eficaz de prevenção contra o sarampo.

Manaus – O mais novo Informativo Epidemiológico do Sarampo, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na manhã desta terça-feira (17), mostra que Manaus registra 237 casos notificados de sarampo, o que representa 54 casos a mais do que o registrado há uma semana.

Do total de 237 casos notificados na capital, 16 foram confirmados, 25 casos descartados, ou seja, não atenderam os critérios laboratoriais para a confirmação do sarampo, e 196 ainda estão sendo investigados. Dos casos confirmados, sete foram registrados em crianças com menos de um ano (44%) e cinco casos na faixa etária de um a quatro anos (31,3%). Os outros quatro casos foram confirmados em pessoas com mais de 20 anos.

Fontes e Referências: – Ministério da Saúde; Semsa

Dr. San Felix – É Médico Concursado do Castanho e atua na Pediatria, nos Caics e também no Hospital Infantil Dr Fajardo há 8 anos.

Whatsapp Redação: (92)99191- 9814