Cooperativa que gerava emprego e renda no Manaquiri hoje é o retrato do abandono

Foto: Olan Souza

Manaquiri-AM – O representante de uma empresa de São Paulo interessada em criar um canal de exportação de óleos essenciais brasileiros entrou em contato hoje (9/8) com  Portal do Careiro para saber informações sobre a Coopfitos – Cooperativa dos Produtores e Beneficiadores de Plantas Medicinais, de Fitoterápicos e Fitocosméticos em Manaquiri, entramos em contato com o Sr. Olan Souza dos Santos vereador do Manaquiri (PR-AM) que constrangido nos passou a informação que a Cooperativa está em estado de abandono e o próprio vereador se prontificou a nos fornecer fotos e informações sobre a cooperativa que outrora foi orgulho do município, reunimos ainda outras informações que resultaram nesta na matéria.

Conforme as fotos envidas pelo vereador Orlan Souza podemos ver que a Cooperativa que já foi  motivo de orgulho e fonte de emprego e renda para pelo menos 39 famílias no município de Manaquiri, hoje está em estado de abandono, com as edificações sendo depredadas por vândalos e pela ação do tempo resultado da falta de apoio e do descaso da administração municipal.

Investimento – Nos primeiros três anos de execução do projeto foram investidos mais de R$ 1,6 milhão, somando os recursos do Sebrae, prefeitura de Manaquiri e Provárzea.

O abandono de um sonho  – A falta de condições para manter as atividades obrigou os cooperados a abandonarem um a um o sonho de dias melhores e assim a Cooperativa dos Produtores e Beneficiadores de Plantas Medicinais de Fitoterápicos e Fitocosméticos em Manaquiri (Coopfitos) se ainda não morreu está em estado grave na UTI.

Administração – A Cooperativa quando da sua criação era administrada por um comitê gestor composto por representantes da prefeitura, Cooperativa dos Produtores e Beneficiadores de Plantas Medicinais, de Fitoterápicos e Fitocosméticos em Manaquiri (Coopfitos) e Sebrae Amazonas, hoje não passa de um retrato do abandono.

Foto: Olan Souza
Acreditamos que com vontade política, apoio e os investimentos necessários ainda é possível reativar e resgatar o sonho dos cooperados da Coopfitos.
O Portal do Careiro tentou entra em contato com a Prefeitura Municipal de Manaquiri através do Wathapp 92 99343-10XX, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos resposta.
Matéria: Edson Brito – Portal do Careiro

Whatsapp Redação: (92)99191- 9814