Conheça o município do Careiro-AM

Careiro é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Manaus, no estado do Amazonas. O nome do município originou-se da palavra Careiro, que significa caminho do índio, está vinculado ao traçado do rio que o corta. É também conhecido como “Careiro Castanho” para diferenciá-lo de outro município no mesmo estado, chamado Careiro da Várzea.

Fundação 19 de dezembro de 1955 (62 anos)
Gentílico Careirense
Prefeito Nathan Macena de Souza (PROS) – (2017 – 2020)

População – De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 36 922 habitantes em 2016.

História – A história do município de Careiro está vinculada a de Manaus. O primeiro morador da região, de acordo com os registros primórdios, foi Francisco Ferreira, um caboclo.

Careiro tornou-se um Distrito da capital do Amazonas em 1938, através do Decreto-Lei nº 176, a qual criou em conjunto, outros diversos distritos e municípios no estado. A emancipação política e territorial do Careiro, com status de município, ocorreu apenas em 1955, quando este foi desmembrado do município de Manaus e passou a ser município autônomo. Pelo mesmo ato, a Vila do Careiro, então sede do lugar, é elevada à categoria de cidade.

Por estar localizada numa região de várzea, a sede é transferida em 1977 para uma área de terra firme, situada no km 102 da BR-319, que passa a abrigar o principal núcleo urbano do município.

Como chegar de Carro

Como chegar sem Carro


Whatsapp Redação: 9299191- 9814